
Amanhã estaremos comemorando o Dia da Reforma Protestante, pois fazem exatamente 491 anos que um monge fez algo audacioso e desafiador e que não só precisa ser lembrado, mas principalmente ser imitadopor todos nós.
É muito bom lembrarmos os marcos da nossa história, mas é importante que reconheçamos que igualmente ao tempo de Lutero a igreja está precisando mais do que nunca de reformadores, ou simplesmente de Luteros. Precisa - se de Luteros que se comprometam com o Reino de Deus, que sejam gratos pela sua salvação a ponto de fazer como fez o Lutero, entregá a sua vida totalmente como um sacrifício vivo e agradável a Deus. Precisa-se de Luteros que não amem a fama e o poder e que queiram ser invisíveis enquanto o nosso Mestre brilha mais e mais. Muito mais do que marchas para mostrar o quanto somos, precisa-se de ações e marchas no mundo espiritual para restaurar o verdadeiro culto à Deus dentro de nossos templos. Muito mais do que shows que promovem a carnalidade e a idolatria, precisa-se de compromissos verdadeiros e diário em louvar a Deus em todas as circunstâncias. Precisá-se de Luteros reformadores que sejam verdadeiros e que rompam com a estética cultual que levou embora a espiritualidade de muitas igrejas.Precisa-se de Luteros adoradores, pois cantores encontra-se em qualquer lugar. E muito mais do que festas precisa-se de reflexões sobre o nosso papel como reformadores, será que somos bons na seara do mestre a ponto de merecermos recompensas? Será que os milhões de evangélicos que temos são trabalhadores do Dono da vinha? Ou não passamos de bons atores no que fazemos? Será que era isto que Lutero realmente queria? Creio que não!Assim como Paulo pediu para que fosse imitado, com certeza o que Lutero queria era multidões de imitadores e não de admiradores.
A igreja hoje é reconhecida e até mesmo admirada, assim como a primitiva se casou com o Estado, também a atual anda de mãos dadas com ele, come na mesma mesa, reparte as mesmas ambições e anseios de poder. Precisa-se urgente de homens que estejam na brecha, pois muitas "Jerusaléns" estão totalmente queimadas a espera de um Neemias que a socorra. Creio que Deus encontrou naquele monge um templo perfeito para colocar o seu altar, e no clamor do Espírito, hoje se ouve o anseio, por novos Luteros que promovam o maior avivamento da história.


Nenhum comentário:
Postar um comentário